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Nesta seção você poderá acompanhar quais são as novidades deste site temático:

  • DESPERTARE é um novo site temático do Portal IDPH destinado a apresentar os recursos disponíveis para o Desenvolvimento Pessoal e Métodos de Ajuda em diferentes contextos de necessidades (pessoal e/ou profissional) em distintas escalas de tempo (passado, presente e/ou futuro).
  • Entre os dias 11 e 19 de janeiro de 2014 acontecerá a SEMANA da APRENDIZAGEM em São Paulo. Trata-se de um evento único de transformação, aprimoramento pessoal e desenvolvimento de competências de aprendizagem. Saiba mais...
  • Estamos redesenhando vários sites da comunidade para integrá-los ao Portal IDPH, logo você terá melhor navegabilidade e mais opções de trânsito entre os conteúdos.

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Dicas Úteis para viver melhor

Veja a seguir algumas reflexões que podem ajudá-lo(a) a cultivar melhores sentimentos, baseadas em nossa experiência com educação de adultos:

  • Algumas das mais modernas abordagens terapêuticas acreditam que, muito frequentemente, "os problemas são a solução"! Certamente é necessário explicar o que isso signfica... Filosoficamente, como seres humanos, percebemos que tudo muda o tempo todo. O que não muda com facilidade é a nossa compreensão das coisas. Se você tem o pensamento lógico e racional como eu tenho, ao olhar para a mesma paisagem da natureza todos os dias, você perceberá que ela é sempre a mesma... Pois você espera isso! Porém, se prestar bem atenção, a nossa percepção dela não é a mesma todos os dias, pois nós mudamos todos os dias. Então, num dia ela pode parecer mais próxima, noutro um pouquinho mais longe. Trata-se de estar sensível às impressões subjetivas que uma perceção objetiva provoca em nossa consciência. Levando em conta tais alterações de sensibilidade ficará mais fácil compreender a afirmação inicial.
  • Quando nossa compreensão e nosso modelo da realidade não é regularmente atualizado, eles se distanciam da realidade progressivamente, pois a realidade continua mudando sem parar. É nessas ocasiões que aparecem os problemas! Quando nosso modelo ficou tão diferente daquilo que ele representa, que já não tem mais tanta relação com o que representa. Sob esse ponto de vista, os sintomas, doenças e problemas em geral nos exigem que nos atulizemos, que nos adaptemos a uma nova realidade. A maior parte dos sintomas, segundo as abordagens psicossomáticas modernas, são apenas sinalizações de nosso organismo que algo deve ser ajustado ou alterado diante das novas condições.

    Por exemplo, nosso organismo muda todos os dias. Como nossa percepção é lenta, só notamos isso quando comparamos nossas fotos com nossa imagem atual. Quer estejamos na fase de desenvolvimento ou de envelhecimento, até mesmo nossa estatura muda ao longo do dia (depois de uma noite de sono, acordamos mais altos do que vamos dormir - essa diferença pode chegar a 3 centímetros em um dia, dependendo da estatura, da idade e da postura (ficou o dia de pé ou sentado). Nossos dentes, se rearranjam ao longo do dia: você perceberá isso se comeu apenas alimentos moles ou se mastigou alimentos duros. Nossos olhos mudam até 2 graus ao longo de um dia, dependendo do quanto você os forçou em leituras ou trabalhos em computador - é mais fácil perceber isso se você usa óculos.

    Portanto, como somos organismos vivos e não máquinas, é útil manter isso em mente em vez de esperar que o seu corpo funcione como máquina - o que provavelmente vai gerar descompensações e transgressões de seus limites de saúde.

    Quanto mais aprendemos a respeitar nosso organismo e mais tolerantes e compassivos nos tornamos com ele, melhor é a nossa saúde. Por exemplo, mesmo que você goste muito de um alimento qualquer, seu organismo pode processá-lo bem num dia e não estar disposto no outro! Como saber se agirmos como máquinas? Somente cultivando nossa sensibilidade poderemos aprender a reconhecer as incontáveis mensagens que recebemos dele na forma de mensagens, avisos, alertas, sintomas ou doenças, dependendo do quanto aprendemos a entendê-lo e respeitá-lo.


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  • Nunca acredite num profissional de saúde que tente convencê-lo que você tem problemas se eles não tiverem soluções consistentes... Nosso modelo tradicional de saúde trata doenças em vez de doentes! Os profissionais de saúde perderam tanta credibilidade que, atualmente, ninguém consulta apenas um médico quando recebe uma má notícia ou quando uma reclamação não recebe a devida atenção do profissional.
  • Tenho encontrado cada vez mais pessoas vítimas de erros de diagnóstico ou de tratamento impróprio propostos por profissionais de saúde... Eles são culpados? Não, somos todos ignorantes, no estágio atual de desenvolvimento do cérebro e da cultura humanos! Os profissionais de saúde são tão humanos quanto nós. O problema começa quando eles pensam que são deuses ou que conhecem a verdade! Assim, recomendo a seguinte postura: quando alguém lhe der uma sentença médica, nunca acredite se ele não der junto a solução.

    Se a solução for muito cara ou invasiva para o organismo, pense três ou quatro vezes antes de se submeter a ela. Isso porque provavelmente você encontrará outras alternativas melhores, mais saudáveis e mais baratas. Hoje existem muitas pesquisas científicas de alto nível propondo uma medicina mais humana e menos química e comercial.

    Por exemplo, assisti várias palestras num congresso em 2006 de médicos da Faculdade Paulista de Medicina (UNIFESP) que pesquisavam o uso de meditação para o tratamento de vários distúrbios emocionais como: ansiedade, depressão, Transtorno Obsessivo Compulsivo, etc. Os resultados aparecem em menos de dois meses, sem efeito colateral algum e sem investimento financeiro! A técnica de Autocinética tem vários casos de cura, sem custo algum, de casos de hipertensão, ansiedade, má digestão, insônia, etc.


  • Nossa herança cultural e religiosa tenta depositar nos seus seguidores uma grande carga de culpa para torná-los mais controláveis. Graças a isso encontramos uma grande quantidade de pessoas sofrendo com os fantasmas de culpas sem sentido. É útil você tem em mente que todos temos um lado luminoso e outro sombrio. Enquanto não aceitarmos isso, tornamo-nos escravos de nossos medos e culpas e não conseguimos nos libertar de nossas dificuldades. Algumas das pessoas mais perigosas são aquelas consideradas santas ou corretas demais, nelas as sombras apenas estão mais escondidas e a consciência menos lúcida a respeito de seus fantasmas: são as que cometem mais abusos de liberdade e, frequentemente, vivem nos papeis de vítimas!

  • Tudo o que fazemos possui a função de atender nossas necessidades. Assim, no fundo, estamos todos no mesmo barco de buscar fazer o melhor possível para lidar com nossas necessidades. Logo, grande parte dos chamados maus hábitos humanos são resultantes de nossas tentativas de atender melhor às nossas necessidades. Isso dá origem a duas consequências imediatas:
    • Embora nem sempre seja respeitado um código de ética assumido para o bem comum, tudo o que fazemos possui, em última instância, uma motivação ou intenção positiva!
    • Não é possível acontecer algo que não tenha sempre consequências positivas e negativas! Isso parecer ser uma lei natural... Os fatos são os fatos. Nossas interpretações é que atribuem valor. Assim, enquanto não reconhecermos o equilíbrio dos fatos nesse mundo, sofremos com nossas interpretações. Todos os fatos e ações humanas possuem interpretações positivas e negativas, só depende de você estar dum ou doutro lado das interpretações. Os mestres se mantém livres por terem a consciência expandida e serem capazes de manter sempre em mente que os aspectos positivos compensam os negativos e vice-versa, isto é, são somente eventos e fatos!


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  • Existe uma estatística curiosa a respeito das pessoas de sucesso. Apenas uma parcela delas vem das classes mais altas! Isso porque os filhos daqueles pais que desejam dar tudo o que não tiveram aso seus filhos, os privam das dificuldades e desafios diante dos quais amadureceriam e se tornariam tão fortes quanto os pais, prósperos a poucas gerações. A falta de objetivos, o desrespeito e a desvalorização da riqueza é um dos hábitos daquelas pessoas que não enfrentaram desafios ou adversidades. Se você é pai ou mãe, recomendamos que dê oportunidades aos seus filhos com moderação, para que eles possam crescer fortes e felizes. Aqueles que recebem tudo, normalmente não tem consciência de valor, não estabelecem objetivos nem cultivam significados para viver, crescer, amadurecer e ter sucesso por si mesmos!
  • Se você está enfrentando problemas, lembre-se que este é o destino humano graças ao qual você desenvolverá o seu repertório único de competências e habilidades que o(a) diferenciará dos demais.


  • Um dos desdobramentos mais recentes da PNL é a chamada “Linguagem Limpa”. Ela está baseada numa propriedade de nosso cérebro de encontrar ou criar novas interpretações e novos significados para questões ou memórias antigas, quando devidamente estimulado.

    De uma forma bem simples a estratégia consiste no seguinte: elabore uma metáfora ou uma analogia para algum problema que você esteja enfrentando para o qual ainda não encontrou nenhuma solução satisfatória... Assim que tiver uma analogia ou metáfora, comece a detalhá-la tanto quanto conseguir, buscando explorá-la ao máximo com a intenção de fazer mudanças na compreensão desta metáfora ou analogia. Isso estimulará significativamente seu processo criativo inconsciente que, por sua vez, poderá presenteá-lo(a) com uma solução inovadora para o problema real, associado à metáfora ou analogia.


  • Por mais absurdo que possa parecer, a neurociência atual valida a hipótese de que nós não vivemos no mundo real! Nós habitamos uma fantasia consensual construída a respeito do mundo real! A PNL, nascida já com tal pressuposto, assume que talvez não tenhamos poder para fazer grandes mudanças no mundo real, porém temos pleno poder para fazer mudanças em nossa fantasia da realidade, chamada de Modelo de Mundo. Isso nos permite obter melhores sentimentos, emoções e resultados.
  • De forma semelhante, nós não nos relacionamos com pessoas, mas sim com fantasias que elaboramos sobre as pessoas. Por mais impressionante que pareça tal proposição, note que ela é fartamente validada pelas nossas experiências de nos surpreender com as pessoas ou de nos frustrar com elas! As pessoas, de fato, são muito mais do que somos capazes de conhecer, nem elas mesmas se conhecem totalmente. Nós criamos expectativas a respeito delas baseados em nossos desejos e necessidades, mas elas se comportam de acordo com os próprios desejos e necessidades, diferentes dos nossos, razões de tantas diferenças entre elas e nossas expectativas a respeito delas.

    Assim, cada vez que você se frustrar com alguém, saiba que você é responsável por isso, não a pessoa!


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  • Uma citação do poeta persa Rumi ilustra uma das estratégias mais valiosas da PNL: “Para além das ideias de certo e errado, existe um campo. Eu me encontrarei com você lá”. Este convite de Rumi está no livro “Comunicação Não Violenta” de Marshall Rosenberg. A “Comunicação Não Violenta” é o resultado de toda uma vida do autor comprometida com a solução de conflitos e a mediação, incluindo negociações étnicas e diplomáticas.
  • Em outras palavras, Marshall Rosenberg diz que a noção de certo e errado dá origem à violência. Talvez você concorde que possivelmente a totalidade dos conflitos no universo humano possui sempre as mesmas raízes: a convicção de que cada uma das partes em conflito tem de estar “certa”! Quando desprendidamente ouvimos os argumentos, somos frequentemente convencidos de que há uma lógica que sustenta as motivações de cada parte em um conflito... “Todos tem razão!”

    Então, como é possível transcender tais paradoxos e encontrar soluções valiosas e criativas para solucionar conflitos? A resposta de Marshall Rosenberg é mudar a linguagem e a percepção do certo e do errado para reconhecer e atender as necessidades das partes envolvidas na disputa. Nas necessidades, nós humanos nos reconhecemos como iguais e mais facilmente entramos em consenso, pois independentemente da raça ou cultura.

    Todos temos as mesmas necessidades enquanto organismos e seres humanos!


  • As nossas emoções e sensações são o efeito da interação entre nossas expectativas a respeito da realidade com a própria realidade. Quanto mais a realidade patrocina ou alimenta aquilo que esperamos dela, temos emoções agradáveis, sinalizando interiormente: “desejo mais disso!”. Quanto mais a experiência do mundo real desafia ou confronta nossas expectativas, temos mais emoções desagradáveis, comunicando: “não desejo mais isso!”. Como naquela brincadeira infantil na qual uma criança deve encontrar algo com os olhos vendados e os outros participantes apenas lhe dizem “quente”, “está esquentando” ou “frio”, “está esfriando”...
  • Nossas emoções são sinalizadores que nos guiam através de nossa fantasia da realidade. Se estivermos experimentando muitas emoções desagradáveis, temos pelo menos duas escolhas a fazer: ou evitamos tais circunstâncias ou mudamos nossas expectativas em relação a elas. Dessa forma simples, podemos nos responsabilizar pelas nossas escolhas em vez de culpar outras pessoas. De uma forma geral, conseguimos melhores resultados quando nos responsabilizamos por eles. Quando culpamos os outros frequentemente nos sentimos ainda pior.


  • Diz um de meus mestres que os únicos dois medos naturais do ser humano (observáveis numa criança recém nascida) são o medo de barulhos fortes e o medo de cair! Assim sendo, todos os outros medos são aprendidos!
  • Certa vez, num churrasco, em uma casa de praia de conhecidos, num final de semana, vi uma pequena garotinha encantar-se com uma pequena rã... Ela olhava com atenção para o bichinho enquanto eu contemplava sua iniciativa espontânea de exploração e curiosidade tão genuínos nessa idade.

    Quando a mãe viu a cena, próxima de sua filha, fez um enorme escândalo, pois tinha fobia de sapos! Touché! A criança, com apenas dois ou três anos ficou aterrorizada com a reação da mãe e começou a chorar muito assustada. Assim foi instalada mais uma fobia numa criança que, certamente, quando adulta, nem saberá porque tem tal medo. Dessa forma também, é que nós aprendemos grande parte dos medos que possuímos!

    Entretanto, tal episódio também revela a grande competência de nosso sistema nervoso em aprender aceleradamente. Possivelmente aquela mãe também aprendera sua fobia de forma semelhante.

    As técnicas de cura rápida de fobias, compiladas pela Programação Neurolinguística, utilizam-se dessa capacidade de aprendizado rápido para reverter o processo fóbico.


  • A confusão é um poderoso estado de desestruturação de condicionamentos antigos e funciona como a terra revolvida (arar a terra para arejar e tornar mais fértil) no plantio (é da confusão que nasce o novo). Caso você discorde, considere cada uma das revoluções científicas e você concluirá que os predecessores de cada nova grande descoberta devem colapsar o seu conhecimento antigo para dar lugar ao novo!

    Pense nos dramas e depressões (grandes confusões) dos grandes artistas, poetas, filósofos e cientistas de alto nível que antecedem grandes produções, obras e criações! A confusão pode ser utilizada deliberadamente em processos de transformação quando busca-se alguma mudança de hábitos ou comportamentos indesejados.


  • Contemplando o caminhar da humanidade é fácil encontrar várias crises e rupturas, mesmo que não fossem desejadas. São tanto mais traumáticas quanto maiores forem as resistências às mudanças, pois transformação talvez seja a única constante nesse universo em que vivemos!

    Assim sendo, se as crises são inevitáveis, há quem acredite que uma boa solução é praticar a arte de anteciparmos as crises. De forma que tenhamos a ruptura sob controle, isto é, aprendermos a promover mudanças em nossas vidas deliberadamente em vez de ficarmos reclamando das circunstâncias ou culpando a Providência por aquilo que não obtemos.


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Links de Bons Conteúdos sobre Desenvolvimento Pessoal

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Respostas às Perguntas Mais Frequentes

  1. O que é a Programação Neurolinguística? O que é a PNL?
  2. Programação Neurolinguística é o nome de um método de exploração da subjetividade humana criada pelos norteamericanos Richard Bandler e John Grinder. Também é conhecida como a ciência da Modelagem da Excelência, isto é, uma abordagem que nos permite identificar, reconhecer e transferir (ensinar) padrões de comportamento de pessoas altamente eficazes.

    A PNL tem evoluído muito ao longo das últimas décadas, recebendo contribuições das mais diversas áreas do conhecimento sobre o comportamento. Ela foi criada e apresentada ao público na década de 70 e tem suas origens nos trabalhos de vários outros cientistas e pesquisadores do comportamento humano: o brilhante hipnoterapeuta e psiquiatra norteamericano Milton Erickson, o antropólogo ciberneticista Gregory Bateson, o psiquiatra Fritz Perls criador da Gestalt Terapia e a psicoterapeuta estratégica de famílias Virginia Satir.

    A PNL é considerada, por muitas pessoas, uma “caixa de mágicas”, incluindo algumas técnicas e métodos que, originalmente, foram desenvolvidos em outras abordagens comportamentais.

    Creio que a PNL seja, essencialmente, uma atitude. Uma forma de observar a vida com os olhos, ouvidos e percepções bem abertos, tendo o intuito de identificar o como fazer aquilo que não fazemos ou o como fazer melhor aquilo que já fazemos... A PNL é frequentemente apresentada como o “Manual de Instruções” do funcionamento do cérebro humano. Isto é, como o nosso sistema nervoso, o nosso cérebro e a nossa mente operam e, muitas vezes, fora do nosso controle consciente.

    A PNL deu origem a muitas novas abordagens que tomaram o seu repertório de métodos investigativos e criaram técnicas tão ou mais elegantes nas últimas décadas, sendo que não pode ser considerada como uma abrodagem pronta ou acabada. Entre elas encontramos: o Design Human Engineering (Richard Bandler), a Transformação Essencial (Connirae Andreas), o New Code (John Grinder), o Panorama Social (Lucas Derks), PNL Sistêmica, além daquilo que chamamos de gerações da PNL.

    Historicamente a PNL faz parte de uma geração de métodos desenvolvidos a partir do movimento de Desenvolvimento do Potencial Humano iniciado por Abraham Maslow, cujos ideais incluiam o estudo dos padrões de comportamento individual e social extremamente funcionais: a Psicologia da Saúde e do Sucesso. A Psicologia, até a época de Maslow, era uma derivação da Psiquiatria e estudava, principalmente, doenças e problemas.

    Até que Maslow despertou a comunidade científica para as seguintes reflexões: "Como funcionam as pessoas que não tem doenças?", "O que elas fazem?", etc. Tais reflexões deram origem a uma nova geração de métodos, entre eles a PNL de Bandler e Grinder, a Psicologia Positiva de Martin Seligman, a Teoria do Fluxo de Mihaly Csikszentmihalyi, os modelos de terapia breve e focados em soluções de Steve de Shazer, entre vários.

    A PNL serve originalmente para estudar a excelência! No presente é um conhecimento bastante difundido nas áreas de treinamento, vendas, gestão de pessoas, solução de conflitos, liderança, coaching, terapia, etc., ou seja, em qualquer setor da atividade humana em que a subjetividade humana seja um recurso ou um obstáculo à boa performance, tais como, comportamento, aprendizagem e comunicação. Existem muitos palestrantes e treinadores que a usam sem mencionar a origem real de seus métodos eficazes de obter resultados, escondendo de seus currículos suas capacidades obtidas em treinamentos de Programação Neurolinguística ou dando novos nomes para antigos conhecimentos já codificados dentro da PNL.

    A PNL é um modelo de compreensão da subjetividade humana muito elegante para explicar os processos de aprendizagem, a comunicação verbal e não-verbal e distintas formas de um indivíduo assumir a responsabilidade pelos seus comportamentos. Finalmente, este modelo nos permite compreender melhor tais dimensões da existência humana e transformá-la em favor de tornar as pessoas melhores, mais satisfeitas e mais efetivas em seus resultados.

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  3. O que é a Hipnose Ericksoniana?
  4. É uma abordagem de compreensão e mudança do comportamento humano nascida da compilação de inúmeros métodos, conceitos e atitudes do brilhante psiquiatra norteamericano Dr. Milton Erickson, considerado um dos mais geniais terapeutas do século XX. Erickson compreendia intuitivamente e por experiência a natureza das motivações humanas e foi capaz de lidar com ela com grande propriedade e sensibilidade.

    Grande parte de sua excelência foi atribuída ao seu grande poder conquistado na superação de suas próprias dificuldades como ser humano, ele era um "sobrevivente": teve múltiplas poliomielites (na adolescência e na juventude) quase fatais, era disléxico e daltônico, entre outros desafios que enfrentou. Intuitivamente descobriu como recuperar uma parte significativa do tônus e da mobilidade corporal. No esforço de sobrevivência adquiriu uma fantástica habilidade de perceber os mínimos comportamentos humanos e sua complexa linguagem não verbal.

    Concluiu os estudos de medicina e psicologia e tornou-se psiquiatra hábil no uso da Hipnose Clássica. Com a experiência reformulou muitos métodos da hipnose e da psiquiatria a partir de suas percepções da natureza humana.

    Entre os métodos que deixou para várias gerações de profissionais da área de comunicação e comportamento, alguns de seus princípios propõem uma revolução na psicologia, tais como acreditar que a mente inconsciente humana é extremamente sábia e inteligente (o oposto do que propunha Freud) e, portanto, os sintomas possuem funções bastante precisas de obtenção de metas inconscientes. Outra preciosidade de suas descobertas foram os padrões de linguagem que permitem compreender e utilizar os sintomas e a comunicação de múltiplos níveis.

    Para Erickson as coisas não eram o que pareciam ser, logo tratava seus clientes com grande respeito e encanto pelas suas formas únicas de solucionar suas dificuldades no mundo e era capaz de ajudá-los a partir de seus próprios modelos.

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  5. O que é a Autocinética?
  6. Autocinética é uma simples, rápida e poderosa técnica meditativa de revitalização e de conexão com o organismo baseada no reconhecimento, permissão e cultivo do movimento corporal espontâneo sistematizada pelo terapeuta, ciberneticista e antropólogo norteamericano Bradford Keeney, Ph.D.. De uma forma bem simplificada trata-se do prática livre e do exercício de movimentos automáticos e espontâneos, libertando a inteligência somática do controle cultural e do movimento aprendido, permitindo ao nosso corpo se expressar naturalmente durante alguns minutos por dia.

    Estudioso de Tradições de Cura de diferentes culturas humanas, Keeney foi capaz de identificar e extrair das mais efetivas tradições de cura encestrais alguns princípios simples de estimulação dos processos naturais de cura espiritual, psicológica, mental, emocional e corporal. A Autocinética tem potencial para ser o próximo grande movimento meditativo da humanidade pois traz de volta para o ser humano a espontaneidade e a criatividade naturais do organismo humano, sem o rigor e a disciplina exigidas por práticas meditativas tradicionais orientais nem o autocontrole e a manipulação dos métodos ocidentais.

    O uso continuado deste método abre espaço para a manifestação e expressão da inteligência armazenada no sistema nervoso e corpo humano ao longo de milhões de anos de evolução de nosso organismo, libertando e trazendo à consciência o mestre interior: o movimento livre.

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  7. O que são as Constelações Sistêmicas Familiares e Organizacionais?
  8. A Constelação Familiar é um dos métodos terapêuticos brevíssimos mais poderosos, efetivos e controvertidos das últimas décadas, sendo capaz de produzir resultados impressionantes em apenas uma única intervenção mesmo ao abordar problemas e sintomas considerados sem solução pelas abordagens tradicionais de saúde.

    Concebida pelos terapeutas norteamericanos Ruth McClendon e Leslie Kadis e desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger a partir dos seus estudos e experiências anteriores em Psicanálise, Terapia Primal, Terapia do Abraço Forte, Análise do Script de Eric Berne (Análise Transacional), Ordens do Amor de Ivan Boszormenyi-Nagy, Psicodrama, Gestalt Terapia, Hipnoterapia Ericksoniana e PNL, entre vários, as Constelações Familiares transcenderam o set terapêutico para se tornarem um modelo útil de diagnóstico e solução de problemas em diferentes contextos, incluindo consultoria, prospecção de oportunidades, comunicação, estratégias de organizações, etc. Tal expansão do campo de experimentação e uso das Constelações Familiares deu origem às Constelações Organizacionais e muitas outras aplicações posteriores.

    Elas possuem alguma semelhança com os trabalhos das Esculturas Humanas de Virgínia Satir, princípios da Caixa de Areia de C. G. Jung e de práticas tradicionais de solução de conflitos encontradas nas culturas africanas (com as quais Hellinger também teve contato), podendo ser compreendidas como um método ritual de solução de conflitos entre motivações inconscientes. Possui elementos de cada abordagem original e integra-as num conjunto orgânico e elegante de métodos de intervenção breves.

    Sem explicações científicas consistentes ainda, os fenômenos de identificação e expressão observados nos representantes das constelações revelam o quão pouco ainda sabemos sobre os fatores que condicionam os comportamentos humanos, revelando uma complexidade que devolve ao ser humano a inteligência e a genialidade que estão bem além das máquinas e tecnologias humanas. Dois modelos científicos frequentemente citados na tentativa de compreender e/ou explicar os fenômenos observados são a Teoria dos Campos Morfogenéticos do biólogo inglês Rupert Sheldrake e a Cardiologia da Energia e a Cardioenergética, ciências de fronteira que estudam as alterações de consciência em pacientes transplantados.

    Uma das observações mais comuns feitas no uso deste método parecem levar à conclusão de que fatos históricos significativos na história das famílias e clãs dão origem a padrões psicológicos no comportamento dos seus descendentes. Logo, parte das soluções possíveis para os problemas emocionais, psicológicos e psicossomáticos apontam para a compreensão, ressiginificação, acolhimento e sublimação de sentimentos cristalizados na memória celular das pessoas e seus ancestrais, ligados através da lealdade de vínculos de amor e sofrimento.

    Os diferentes enredos e metáforas revelados pelos dramas das intervenções com este método, indicam caminhos, decisões e soluções possíveis para integrar tais imagens às memórias dos participantes, trazendo luz, compreensão, amor maduro, respeito e novos significados às imagens inconscientes que hipoteticamente influenciavam seus comportamentos e atitudes no presente, reformulando assim a compreensão da realidade e desativando condicionamentos sociais, scripts e padrões de comportamento inconscientes desfuncionais e/ou incompreendidos anteriormente.

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  9. O que é o coaching?
  10. Coaching é uma metodologia de questionamento estruturado destinada a estimular o processo criativo de reflexão, expansão de consciência, tomada de decisão, planejamento e conquista de objetivos daqueles que se expõe ao processo.

    As duas linhagens principais do coaching possuem princípios distintos:

    • A abordagem da Linhagem Americana, totalmente orientada para o futuro, é especialmente verbal e está bastante relacionada com a definição de objetivos, planejamento de ações e agenda e gerenciamento de tempo e adversidades, assumindo que o coachee (cliente) esteja plenamente empoderado e possua completa autonomia e poder para fazer suas escolhas e agir; possíveis conflitos de ordem emocional ou psicológica são encaminhados para trabalhos terapêuticos;
    • A Linhagem Europeia, mais tolerante e menos aceita no contexto corporativo, inclui o uso de abordagens de terapia breve complementares mais vivenciais e atua fortemente nos processos de motivação profunda e reorganização de significados e motivações inconscientes, despertando no coachee (cliente) os estados adequados para a consecução de seus objetivos.

    Historicamente, vários profissionais acreditam que esta metodologia é um desdobramento organizacional do papel do treinador desportivo que orienta, apadrinha e compartilha com o atleta de alto nível o seu tempo e experiência para auxiliá-lo emocionalmente e dar suporte à sua jornada rumo ao desenvolvimento em treinamento e o sucesso em competições.

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  11. O que é o Panorama Social?
  12. É um modelo da Psicologia Social nascido dentro da Programação Neurolinguística destinado a compreender e reformular memórias da vida social que determinam os padrões de comportamentos e/ou conflitos nas interações sociais.

    Utilizando-se dos recursos da PNL, o Panorama Social torna perceptível, compreensível e desmistifica uma série de conceitos e fenômenos observados nas Constelações Sistêmicas, nas experiências e práticas místicas e no universo das experiências subjetivas humanas, contribuindo de forma elegante para a desarticulação de padrões mentais, psicológicos e emocionais de comportamentos e atitudes socialmente condicionadas.

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    Clique aqui para fazer o download de 3 capítulos do livro publicado em Língua Portuguesa sobre o método.



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  13. O que é o Processo do Colapso?
  14. Atualmente chamado de Método Demartini, o Collapse Process é um método simples de estimulação do processo criativo que busca reorganizar significados e crenças, higienizar vínculos afetivos e desativar memórias de estresse através de pressupostos simples extraídos de analogias da mente humana com o comportamento das entidades da Mecânica Quântica, Física Nuclear, Eletricidade e Eletromagnetismo.

    De uma forma bastante simplificada, o método busca organizar crenças, convicções, valores e motivações humanas assumindo que há um equilíbrio profundo entre emoções e sentimentos, entre o que é bom ou ruim, entre o Bem e o Mal. Se o indivíduo sofre com emoções fortes ou enfrenta dificuldades com frustrações é por não tem consciência deste equilíbrio é por estar ignorando os opostos e sombras que habitam fora de sua consciência. Ao tomar consciência liberta-se das fantasias que geram sofrimento.

    Na prática assemelha-se frequentemente ao método socrático, propondo pressupostos simples e intuitivos que contribuem para colapsar o pensamento e revelar uma profunda ordem subjacente ao caos aparente do sofrimento humano o que, em muitos momentos parece-se com aplicações práticas e sistemáticas de princípios espirituais conhecidos, porém raramente levados em consideração quando lidamos com a vida cotidiana.

    É um método valioso para reorganizar a compreensão de pessoas muito mentais e rígidas, algumas vezes assemelhando-se a técnicas de PNL pouco conhecidas e exploradas. É também uma forma simples e bela de acessar a sabedoria profunda e cultivar a fé na Providência.



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  15. O que é o Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI)?
  16. É um método de treinamento e desenvolvimento de competências cognitivas elaborado pelo psicólogo romeno Reuven Feuerstein para recuperar competências de aprendizado e desenvolver a inteligência.

    Foi concebido a partir de um teste elaborado para substituir os famosos testes de Q.I. (quociente de inteligência), considerados pouco úteis para medir a inteligência prática das pessoas que formavam o Estado de Israel após a II Guerra Mundial.

    Constitui-se de um conjunto de 14 baterias de exercícios graduados que estimulam o pensamento analítico, o raciocínio, a formulação do pensamento hipotético, o pensamento abstrato, o poder de expressão e síntese e a capacidade aprender e de extrair significado das experiências de vida a partir de experimentos simples com situações do cotidiano.

    Disponível em mais de cem países, o PEI é uma maravilhosa ferramenta que pode revolucionar a educação, devolvendo ao estudante de qualquer nível o prazer por explorar e aprender de forma autônoma e interessante.

    Saiba mais...



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  17. O que são os Mapas Mentais?
  18. Mapa Mental é um diagrama hierarquizado em forma de árvore de anotação e organização de informações que favorece o aprendizado, desenvolve a inteligência e estimula a capacidade de criar conhecimento. Trata-se de um método bastante simples de registro gráfico de conhecimentos que expande a consciência a ajuda a focalizar a atenção em palestras, aulas, debates, conversas, negociações, assembleias, reuniões, etc.

    Incluimos este método nesta apresentação apenas por ele ser mais uma ferramenta útil de expansão de consciência, simples e acessível, em casos de diagnósticos equivocados de distúrbios de aprendizagem.

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  19. Onde as pessoas adquirem tantos bloqueios em relação a viver bem?
  20. Essa é uma longa história...

    Primeiramente, nossa cultura nos propõe essas aprendizagens (bloqueios) ao longo de nossa educação formal – a isso eu chamo de "o longo processo de sociabilização" que, para nossa sobrevivência como indivíduos, é extremamente importante de ser vivido e enfrentado. De fato, cada um de nós, na tentativa de se ajustar ao mundo, constroi criativamente uma série de mecanismos de controle e restrição dos impulsos naturais que, com o tempo, tornam-se automatismos mentais, emocionais e nervosos, vulgarmente conhecidos como bloqueios. Leia mais sobre isso no artigo Bloqueios.

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Turmas realizadas

Veja fotos de algumas turmas dos cursos da série "DESPERTARE" realizadas em diversas cidades...

Introdução à Hipnose, São Paulo - SP, janeiro de 2012


Melhorando Relacionamentos, Avaré - SP, fevereiro de 2011


Constelações Familiares, Avaré, novembro de 2009


Constelações Familiares, São Paulo, janeiro de 2009


Introdução à Hipnose, São Paulo - SP, maio de 2009


Introdução à Hipnose, São Paulo - SP, outubro de 2008


Introdução à Hipnose, São Paulo - SP, setembro de 2008


Introdução à Hipnose, Campinas - SP, julho de 2006


Introdução à Hipnose, São Paulo - SP, fevereiro de 2006


Introdução à Hipnose, Campinas - SP, outubro de 2005


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